terça-feira, 2 de novembro de 2010

Exposição Islã... Vale a pena conferir!!!

Aproveitei o feriado de hoje para visitar a exposição Islã, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro da cidade, que ficará no Rio até o dia 26 de dezembro. Com entrada franca, é aberto para todas as idades, sendo uma ótima dica para um passeio cultural no fim de semana.

Durante esse período, cariocas e visitantes terão a oportunidade única para conhecer, em primeira mão, um acervo inédito em terras brasileiras. São 13 séculos de arte islâmica - do século VIII ao início do XX -, além de obras da Nigéria, do Magreb e da cultura Tuaregue, povos nômades do Saara. Estão na mostra mais de 300 obras entre peças de ourivesaria, mobiliário, tapeçaria, vestuário, armas, armaduras, utensílios, mosaicos, cerâmicas, objetos de vidro, iluminuras, pinturas, caligrafia e instrumentos científicos.
As obras são, em sua maioria, provenientes do Museu Nacional de Damasco, do Palácio Azem (Museu das Tradições Populares) e do Museu da cidade de Aleppo, na Síria. As oriundas de Teerã pertencem aos acervos do Museu Nacional do Irã, do Museu Reza Abbasi e do Museu do Tapete. As peças provenientes da Nigéria, Mali, Niger, Mauritânia, Marrocos, Líbia e Burkina Faso estão vinculadas ao Acervo BibliASPA de obras islâmicas e árabes, e Acervo Casa das Áfricas, que reúnem obras em vários países, incluindo também Síria, Líbano e Brasil.
Veja abaixo algumas peças da exposição... Mas não perca a oportunidade de ver de perto toda essa maravilha.








Clique nas imagens para ampliá-las.

Fotos: Arquivo Pessoal

Serviço: Exposição Islã
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Exposição: 12 de setembro a 26 de dezembro
Horários: De terça a domingo, das 09h às 21h.
Entrada franca
Idealização: Rodolfo Athayde
Curadoria: Rodolfo Athayde e Prof. Dr. Paulo Daniel Farah
Coordenação e Produção: Arte A Produções
Mais informações: 21 3808.2020

Um comentário:

renata.mil disse...

hum.... muita cultura...
Bjs

Postar um comentário